- Área: 200 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Javier Araneda
-
Fabricantes: AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em frente ao mar, o projeto resolve seu programa em um único pavimento por meio de regulamentações do condomínio. Estar localizado tão perto do oceano significava resolver o fator do vento sul que sopra constantemente na costa central do Chile. Para isso, o projeto se fecha em direção ao sul ao incorporar um pátio interno com orientação norte, protegido do vento pelo volume construído. Este pátio acolhe os habitantes em dias ventosos e é onde os programas noturnos também estão localizados (churrasqueira/fogueira).
Os ambientes públicos - sala de estar, jantar e cozinha - estão emoldurados entre muros de concreto que protegem dos vizinhos ao sul e da rua ao norte, abrindo vistas emolduradas em direção ao leste - pátio interior - para receber o sol das manhãs. O volume também se abre completamente para o oeste, onde os terraços com vista para o mar estão localizados.
Ao contrário das áreas comuns, os ambientes privados - banheiros - garantem sua privacidade com janelas controladas que enquadram as vistas. A luz do sol da manhã é recebida por aberturas na cobertura que banham a parede com uma luz suave e homogênea durante o decorrer do dia.
Conectado por um corredor exterior contempla-se um volume único com um dormitório para convidados que inclui uma ducha e um espaço para depósito. Para gerar massa térmica e aproveitar a altura do telhado como espaço habitacional, a casa integra um "teto-habitável", com áreas de jardim e terraços que são acessados por degraus de granito natural embutidos na parede de concreto.